Planejamento financeiro é possível mesmo ganhando salário mínimo?

planejamento financeiro

Sim, vamos logo dando a resposta. Mas como? Bem, aí as coisas precisam ser bem organizadas. O primeiro passo é trabalhar com a organização financeira. Ela é possível em qualquer condição social e também tipo de família. Funciona como um planejamento, uma forma de desenvolver um plano de como usar seu dinheiro.

Quando tratamos de uma renda mais baixa, é preciso trabalhar muito mais com as prioridades do que os outros casos. O salário mínimo não é, muitas vezes, suficiente para poder suprir todas as necessidades básicas de uma família. Infelizmente, os valores não condizem com as despesas que todos têm, então, precisamos criar formas de administrar melhor o salário.

Assim, a palavra de ordem é planejar. Começando pelo básico. Destinar uma parte do dinheiro para poder pagar as principais despesas. Primeiro passo. Mas e quando o dinheiro não dá? O planejamento está funcionando mesmo? É hora de entender todas as formas de administrar bem esse dinheiro. E tenha a garantia de uma vida saudável e tranquila.

educação financeira
Educação financeira

Coloque tudo no papel

Se você não sabe uma boa maneira de tentar fazer o dinheiro do salário mínimo, pode começar por listar tudo que você precisa pagar. Depois de colocar uma base das contas no papel, fica mais fácil identificar onde será necessário cortar para conseguir deixar todos os pagamentos em dia.

Além de servir para saber o quanto você irá gastar, é possível cortar algumas coisas. O salário rende mais quando você tem consciência de como você gasta o seu dinheiro todo. Então, trabalhe sempre com as coisas bem às claras. Fica muito mais simples visualizar a situação como ela é quando trabalhamos com imagens. A lista é uma forma disso.

Corte gastos antes de pagar as contas

Quando você recebe seu salário, tem que ter em mente as contas que precisa quitar. Então, depois de fazer a lista, trabalhe com esses pagamentos. Preserve o dinheiro até que tudo esteja pago. É uma maneira de não se atolar em dívidas, já que o que você gastará estará razoavelmente livre.

Se não sobrar nada e precisar trabalhar com a linha de crédito, cuidado. Lembre-se que no mês seguinte será necessário pagar isso e, dessa forma, entrará para o nicho de contas obrigatórias a serem pagas. Assim, as prioridades dividirão espaço com esse tipo de despesa. Coloque na balança a importância de cada gasto, pois ele pode interferir muito na dinâmica do seu planejamento financeiro. Aprender a investir bem seu dinheiro é muito importante além de aprender a economizar.

planeje sua aposentadoria

Planejamento financeiro para cada bolso

Não é possível trabalhar cada tipo de conta bancária sem perceber suas particularidades. É essencial adequar o planejamento para a realidade de cada um. Não há uma maneira mais efetiva de se conquistar bons resultados a não ser essa. Então, trabalhar com um plano daqueles que se encontra prontos na internet não parece ser um bom negócio.

A ideia é colocar no papel tudo que sua realidade inclui e desenvolver uma ideia de gastos nesses padrões. Não pré-defina seu planejamento financeiro nos moldes de outras realidades, esse é o maior segredo que você pode seguir quando falamos disso.

Para saber mais sobre educação financeira, aposentadoria planejada e investimentos acesso do professor em investimento no tesouro direto –  http://victorioamoedo.com